segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Um olhar alentejano

Provavelmente não sabia - eu só dei por isso há dias - mas os portugueses votaram pela primeira vez para elegerem a Árvore Portuguesa do Ano.
A eleição decorreu online, terminou em novembro de 2018 e escolheu a árvore que vai concorrer à Árvore Europeia de 2019.
Já o ano passado Portugal tinha concorrido pela primeira vez a este concurso europeu - que começou em 2011 - e na estreia vencemos.
Foi um Sobreiro Assobiador situado em Águas de Moura, com 234 anos, 17 metros de altura e 30 metros de diâmetro de copa, o escolhido numa votação que envolveu 12 árvores de diferentes países europeus.
E porquê assobiador?
Devido à sua copa muito larga, as aves poisam nele e chilreiam imenso.
Mas voltemos à escolha deste ano.
A mais votada foi uma Azinheira Secular, com cerca de 150 anos, situada no Monte Bárbaro, Mértola, cuja copa, com mais de 23 metros, pode envolver quatro ou cinco outras da sua espécie que tenham um tamanho normal, ocupando uma área com cerca de 487 metros quadrados e 10 metros de altura.
Agora resta esperar pela votação que vai decorrer no próximo mês, para percebermos se vamos bisar na Europa, no que às árvores diz respeito.

Sem comentários: