sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Alvorada do Avô




Hipopneia vs Células 

 

“Então o que te disse o Doutor?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Disse-me que já sabe o motivo do glaucoma do nervo ótico, que tem origem no facto de eu ter apneia obstrutiva do sono”.

“Isso é o quê?”.

“É um distúrbio respiratório do sono caracterizado pelo breve, mas frequente bloqueio das vias respiratórias, que provoca interrupções da respiração totais ou parciais, que é o que acontece no meu caso e que chama de hipopneia”.

“Já percebi, deixas de respirar, a oxigenação do sangue não é feita e as células são afetadas”.

“Exatamente, ainda por cima as do nervo ótico são muito sensíveis”.

“Então vais ter que dormir com uma máquina a fazer-te companhia”, 😴🤖😜.

“As coisas que tu sabes, é isso que vai acontecer, pelo que agora tenho que ir tratar disso”.

 

Grande destaque para Vangelis Pavlidis, o avançado do Benfica marcou os dois golos da Grécia em Wembley, na primeira vitória de sempre dos helénicos sobre a Inglaterra, com a homenagem ao internacional grego George Baldock que faleceu esta semana.

 

Até logo.

Sem comentários: