quinta-feira, 3 de outubro de 2024

O Avô em Ceroulas



Bola, Borracha e Alumínio 

 

“Na Grécia as coisas não correram nada bem aos minhotos”, afirmou o ESPERTO.

“Correram mesmo muito mal, o Olympiakos foi quase sempre a melhor, numa partida que teve uma curiosidade no arranque do jogo”.

“Então o que descobriste?”.

“A equipa grega tinha tantos portugueses no onze inicial como os bracarenses”.

“Talvez ainda reflexo da passagem de Carlos Carvalhal pela equipa helénica, ele que não foi feliz no regresso ao Georgios Karaskakis”.

 

“Hoje no ESPERTO d’A BOLA vou olhar para os pitons das botas dos jogadores”.

“Mas tu percebes alguma coisa disso?”.

“Não percebia, mas estive a informar-me. Nos dias de hoje, face aos patrocínios individuais aos futebolistas das marcas de calçado desportivo, são estes que levam as suas chuteiras para os jogos, sendo preocupação deles saberem as que têm que utilizar, atendendo ao estado do relvado, ou seja, devem usar pitons de borracha ou alumínio”.

“No meu tempo de jogador da bola, joguei poucas vezes em relvados, mas nessas alturas jogávamos com pitons de alumínio, mas era complicado, pois não tínhamos onde treinar antes do jogo”, ri-me eu.

“Em Eindhoven parece que alguns dos jogadores não acautelaram esse pormenor no aquecimento, pois o Sporting não fez treino de adaptação na véspera, optando por treinar de manhã em Alcochete”.

“Mas Rúben Amorim deixou recado no fim do jogo”.

“Verdade, ele afirmou: <<Acho que já estamos numa fase de que o jogador profissional tem de saber e não ser o treinador, como antigamente, a dizer que toda a gente tem de ir de pitons alumínio>>”. 

“Um recado para o futuro”.

 

Depois das vitórias de Vitória SC e Benfica ontem, Portugal está na 

liderança do ranking da UEFA desta época, embora a jornada europeia ainda inclua os jogos de hoje.

Desde o início de 2024/25, Portugal soma 6,800 pontos, à frente da Chéquia (6,500) e da Inglaterra (6,000), estando a recuperar terreno relativamente aos Países Baixos (4,333), o grande adversário na luta pelo sexto lugar, que permite apurar três equipas para a Liga dos Campeões

Na tabela geral – últimos 5 anos - Portugal continua no 7º lugar, com 52,816 pontos, enquanto que os Países Baixos somam 56,233. 

 

Até amanhã.

Sem comentários: