segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Segunda-Feira, Porquê!?


Fora com Elas

 

Claro que todos os temas que passam por este espaço, são assuntos que me irritam, mas também é evidente que há uns que me provocam mais urticária do que outros.

Reconhecidamente, nós temos uma das línguas mais ricas – e complicadas gramaticalmente – do Mundo, então porque será que temos que utilizar inglesices?

Até podia ser uma de vez em quando, mas não, por vezes dou por mim a pensar que estamos na terra de Sua Majestade.

Esgotava os carateres que mentalmente tenho para este espaço, se deixasse por aqui todos aquelas que ouço no dia a dia, muitas vezes por jornalistas, que se deviam lembrar que estamos em Portugal, além de que a maioria das pessoas que os ouvem não sabem o que é que aquilo quer dizer.

Uma meia-dúzia de exemplos do dia a dia, briefing (resumo), deadline (prazo, data limite), meeting (reunião), brainstorming (procurar novas ideias), link (ligação) e upgrade (atualização), estes são alguns, mas, por exemplo, quantos vezes já lhe pediram o seu endereço de mail em vez do correio eletrónico?

Se me virar para o desporto, a situação não é melhor, começo por um que todos dizem – menos eu – flash interview (entrevista rápida), offside (fora de jogo), clean sheet (não sofrer golos), time out (desconto de tempo), handicap (desvantagem) e overlap (sobreposição) são muitas das que deixam muita gente perdida na narração.

Mas talvez a que mais me tira do sério, é os jornalistas – a esmagadora maioria - que quando questionam um treinador, na sala imprensa ou na zona de entrevistas rápidas, começam por “Mister...”.

Mas porquê? Porquê!?

Gostavam que o treinador começasse por responder “Journalist...”?.

Se não sabem o nome dele ou se apenas de esqueceram, façam perguntas sem essa introdução parva.

Para terminar, em economia, até cansa, não porque não haja termos em português, mas porque assim é mais fino e a malta fica a pensar que eles são os maiores, pois até falam estrangeiro.

 

Para a semana há mais irritações.

Sem comentários: