segunda-feira, 7 de julho de 2025

Segunda-Feira, Porquê?


O Meu Desporto é Melhor Que o Teu

 

Há umas semanas abordei este assunto, que se prende com as preferências sobre um desporto, que gostamos mais ou menos do que outros, o que me parece perfeitamente normal.

O que já não me parece muito correto, é que um jornalista especialista de uma determinada modalidade, neste caso do atletismo, critique em direto outros desportos, neste caso o futebol, referindo-se, com nítido desdém, como o desporto do pontapé na bola.

Um aparte, este jornalista da RTP é um excelente profissional, sabe do que fala, eu gosto muito das suas narrações, mas não precisa de rebaixar as outras modalidades, pois todas elas têm sentimentos.

Como ele me irritou, resolvi brincar com algumas das disciplinas do atletismo, não sem antes afirmar que é dos desportos de que mais gosto de ver na televisão.

Começo pelos lançamentos, neste caso do martelo, que como é evidente tem o nome errado.

Martelo!?

Aquilo não é um martelo!

Aquele objeto que a rapaziada arremessa para longe, não é nem mais, nem menos, do que o peso, mas pendurado na ponta de um bocado de arame, ainda por cima antes de o lançarem, andam por ali às voltas, ficam tontos e muitas vezes aquilo nem sai gaiola, nome daquela estrutura que impede que os espetadores levem com ele na cabeça.

Outra prova é a dos 3000 mil metros obstáculos.

A malta lá anda às voltas nos quatrocentos metros da pista, sendo que em cada uma delas têm que enfiar os pés num buraco com água, depois de saltarem uma barreira que, aparentemente, só está ali para eles não verem o que está dentro daquela poça grande.

Depois ainda tenho outra dúvida.

Se nos 400 metros barreiras os obstáculos são todos iguais, porque é que nesta prova não são?

Não teremos por aqui uma discriminação entre obstáculos e barreiras?

Também temos as provas de estafetas, umas com quatro voltas à pista e outras só com uma.

Ao objeto que os atletas levam na mão, e têm que passar aos colegas de corrida, chama-se testemunho.

Vamos lá ver, passar o testemunho significa confirmar, atestar ou declarar ter visto.

Como é que eles fazem isto aquela velocidade?

Muitas vezes nem conseguem passar aquilo em condições!

Por último temos os saltos, em altura, em comprimento, à vara e o triplo salto, sendo que me vou debruçar sobre este.

Se eu sei português, triplo salto é saltar três vezes, certo?

Quantos vezes é que os atletas o fazem durante uma prova, por exemplo, naquelas em que os oito melhores têm direto a saltos suplementares?

Ora deixa cá ver, seis vezes três dá dezoito, ainda por cima caem em cima dum espaço cheio de areia, que de certeza vai enfiar-se em locais pouco agradáveis.

Para não me irritarem, obrigando-me a dizer tantos disparates, a melhor forma é respeitar todas as modalidades desportivas.

 

Para a semana há mais irritações.

Sem comentários: