segunda-feira, 17 de novembro de 2025

O Avô em Ceroulas



48 em Quatro e Seis Para Dois

 

“Com o apuramento garantido para o Mundial, já sabemos que vamos ficar no pote 1 do sorteio que se realiza a 5 de dezembro”, afirmou o ESPERTINHO.

“Exatamente, vamos ser cabeça de série, o quer dizer que vamos fugir na fase de grupos aos três anfitriões da competição, Estados Unidos, México e Canadá, além de Argentina, França, Inglaterra e Brasil”.

“Mas ainda não se sabe a composição dos quatro potes?”.

“Ainda não, cada um vai ter doze seleções, mas só esta quarta-feira é atualizado o ranking FIFA que servirá para o sorteio, mas nesta altura Portugal ocupa o 5º lugar, não havendo hipótese de cair abaixo do nono lugar”.

 

No Alentejo Regional tivemos a 3ª jornada da fase campeonato da Taça Dinis Vital, o Portel (3º lugar, 9 pontos) venceu (1-5) no Redondo, já o Oriolenses (27º lugar, 0 pontos) perdeu (4-1) com Lusitano Évora B.

 

No Mundial de voleibol de praia, a dupla portuguesa João Pedrosa/Hugo Campos vai defrontar nos 16 avos de final os norte-americanos Miles Evans/Chase Budinger, jogo que realiza-se amanhã (9:30).  

 

“Já percebi que vais continuar a falar do Mundial no ESPERTINHO d’A BOLA de hoje”.

“Tem que ser, até porque há dias cometi um erro que tenho que esclarecer”.

“Vamos lá a essa errata”.

“Há uns dias eu tinha dito que em África já estavam garantidas nove seleções, sendo que uma décima seria apurada através de um minitorneio entre a Nigéria, Camarões, Gabão e RD Congo, mas esta liguilha serviu, apenas, para encontrar a seleção africana que vai participar numa repescagem internacional, donde saíram os dois últimos países qualificados”.

“Ou seja, os congoleses que venceram essa liguilha, não estão apurados”.

“Exatamente, em março, na mesma altura em que teremos as eliminatórias europeias com os segundos classificados de cada grupo, vamos ter esses jogos, entre seis seleções”.

“Já li que esses jogos vão ser no México, uma espécie de ensaio geral para o Mundial”.

“Tal e qual, três seleções já são conhecidas, a RD Congo, Bolívia e Nova Caledónia, sendo que amanhã à noite são conhecidas as restantes”.

“E como vai ser o esquema de qualificação?”.

“Com base no ranking de que já falamos aqui hoje, as duas melhores equipas jogam, cada uma, uma final frente aos vencedores de dois jogos entre as outras quatro seleções, sorteio que decorrerá a 20 de novembro”.

“Deixa-me ver se percebi, recorrendo à posição no ranking, vamos ter, por exemplo, 3x4 e 5x6 nas meias-finais, com os vencedores a jogarem com 1 e 2 em duas finais”.

“Tal e qual, isso mesmo”.

“Já que fizemos asneira, agora vamos estar muito atentos”, ri-me eu.

 

Até amanhã.

Sem comentários: