terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Civismo e educação

As crianças que podem mudar a actual situação Nunca comecei a escrever um post sem ter um tema para sobre ele opinar. Acho que tem a ver com a minha organização mental. Normalmente, aproveito a corrente noticiosa actual, para ganhar a inspiração necessária.
Hoje, sem futebol, vergonhosamente parado quase um mês, podia-me socorrer do discurso de ano novo do Presidente da Républica. Mas também por aí, as novidades foram...nenhumas.
Opto por aproveitar uma conversa da hora de almoço, com os meus amigos, Luis, José Manuel e Hélder. Na ressaca das festas, vieram à discussão os acidentes rodoviários.
Debatemos, discutimos, esgrimimos as nossas ideias, mas rapidamente concluímos que tudo passa pela educação. Essa mesmo, que tem que começar nos bancos da escola.
Quando conseguirmos que o civismo seja o principal motivo de orgulho dos portugueses, os acidentes nas estradas vão diminuir de forma drástica.
E em época de vacas magras, vamos poupar nas campanhas de segurança rodoviária.

2 comentários:

Ouriço disse...

Tio Jorge, o problema é que educação, vai havendo (eu vou tentando...) mas o conceito de civismo, em Portugal, entrou em desuso, não está in!

Avô Jorge disse...

Ouriço, todos nós temos que fazer a nossa parte, mas, infelizmente, somos poucos. Só assim que compreende que morram, nas estradas tantos portugueses, apesar dos apelos constantes.
Não vamos desistir.