quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Fontes de informação

Pelo andar da carruagem, qualquer não trazem novidades Muito se tem falado, ultimamente, das fontes de informação dos jornalistas, quase sempre motivado pelo aparecimento de notícias que estão em segredo de justiça.
Desde o caso Casa Pia, passando pelo processo Apito Dourado, até ao famigerado Envelope 9, tudo apareceu escarrapachado nas páginas dos jornais, nos ecrãs de televisão e nas ondas da rádio.
Claramente, a preservação das fontes por parte dos jornalistas - já o disse aqui noutra ocasião - é fundamental para podermos ter novidades, consideradas de interesse público, que de outra forma ficariam sigilosas para sempre, para o contentamento de muitos, que, assim, ficariam incólumes.
Depois de há meses ter sido o jornal 24 horas, desta vez foi o site Sportugal a ser visitado pela Polícia Judiciária, que, segundo a advogada deste sítio desportivo, Drª. Catarina de Ávila, terão levado um computador portátil e copiado vários ficheiros informáticos.
O motivo desta apreensão ficou a dever-se ao facto de ter publicado durante algumas horas – não se percebe porque a retiraram – cópia do despacho onde Maria José Morgado determinava a reabertura do processo contra Pinto da Costa, referente a um encontro entre o FC Porto e o Estrela da Amadora, da época de 2003/2004, sobre o qual recaem indícios de corrupção.
Foi público e confirmado pelo Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Rogério Alves, que este despacho foi enviado a uma dezena de advogados, interessados no processo. Então e só fazem buscas no órgão de comunicação social que publicou a notícia? Porque não as fazem nos escritórios e computadores desses advogados? Não estão eles também sujeitos ao dever de sigilo?
Qualquer dia novidades jornalísticas…só no Continente.

Sem comentários: