terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Irresponsabilidade

Uma caricatura de Miguel Sousa Tavares, retirado de acuso.blogspot.com Como leitor assíduo do jornal A Bola, todas as terças-feiras leio a crónica de Miguel Sousa Tavares. Confesso que tenho feito um esforço para não escrever nada, com inspiração nos seus textos, pois acho, que desta forma, é a melhor homenagem que lhe posso prestar.
Mas algum dia a resistência tombaria. Não motivado pelo texto de hoje, mas pelo arrastar de alarvidades que tem vindo a escrever.
Dizem que é um grande escritor. Não posso julgar, pois não li nenhum dos seus livros, apesar de já ter corrido pelos jornais e pela Net que um deles poderia ser plágio.
Referem-no como jornalista. Talvez, mas nunca leu o Código Deontológico da classe.
Para mim o seu grande problema é quando escreve sobre futebol, nomeadamente sobre o FC Porto, transforma-se e ultrapassa a barreira do razoável. Claro que eu sei, que é na condição de adepto dos azuis-e-brancos que faz essas crónicas. O problema é que quem as lê, facilmente se deixa levar pelos argumentos de MST.
A sua responsabilidade, até por acumular a função do comentador televisivo, ultrapassa a do cidadão comum. Posso, mesmo, chamar-lhe de irresponsabilidade, quando escreve a "Nortada".
Quando escreve n'a Bola, devia tentar ser pedagógico, defendendo as suas ideias, mas sem demagogia. Principalmente deixar a justiça decidir, como no caso do "Apito Dourado". Se está tão convicto da inocência dos seus pares, porque continua, semana a semana a falar do mesmo assunto? Hoje até compreendo. Foi uma forma de não referir a humilhante derrota com o Atlético.
Para terminar, não consigo perceber uma coisa. MST reconhece que houve alguns contactos com árbitros (que estão nas escutas telefónicas, senão, claro que negaria), referindo que qual seria o interesse dos portistas, em jogos fáceis, tentar "comprar" o juiz? O problema senhor MST, e o senhor sabe tão bem como eu, quem é subornado uma vez, fica, como se diz na gíria popular "com o rabo preso".
Termino com uma pergunta. Será que esses árbitros nunca mais apitaram nenhum jogo do FC Porto?

1 comentário:

Ouriço disse...

Sugiro a leitura do "Equador", urgentemente. É uma verdadeira maravilha. Só não o empresto porque por acaso não o tenho...