sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Na Suécia, por exemplo

Podia ser num parque de estacionamento como este Conforme prometi ontem, deixo aqui uma história reveladora das diferenças de comportamento e mentalidade dos portugueses em relação a outros povos.

José, técnico informático, foi trabalhar seis meses para a Suécia. Ficou instalado num hotel, nos subúrbios de Estocolmo, a cerca de cinquenta quilómetros do local da fábrica.
Todos os dias, Ralf, alemão de nascimento, mas sueco por adopção, seu colega de trabalho, passava no hotel e transportava José. Chegavam cerca de trinta minutos antes da hora de entrada e estacionavam o automóvel no extremo oposto à fabrica, apesar do parque de estacionamento se encontrar praticamente deserto. José estranhou, mas não comentou.
Os dias foram-se passando, e a cena repetia-se, até que um dia ele perguntou a Ralf: “Se o parque está vazio, porque não estacionamos mais perto da entrada?”. Ele sorriu e explicou: “Nós chegamos cedo, temos tempo para ir a pé, sem chegarmos atrasados. Os lugares mais perto da fábrica ficam para os nossos colegas que, por qualquer motivo, só podem chegar em cima da hora”.


É claro que se trata de uma questão de educação. Mas também é evidente que temos que ser nós a fazer algo, começando por incutir este espírito nas nossas crianças, dando nós o exemplo.

Sem comentários: