domingo, 18 de fevereiro de 2007

Mouchões

Os mouchões ficam situados na Reserva Natural do Estuário do tejo Andava à procura de um tema para postar hoje, quando a Cláudia me deu a inspiração: "Fala dos mouchões".
Ora aí está.
Quem mora, como eu, há 46 anos no concelho de Vila Franca de Xira, já ouviu falar por diversas vezes no mouchão de Alhandra, da Póvoa, das Garças e do Lombo do Tejo, apesar de não serem os únicos existentes no rio. Mas o que são mouchões?
Procurando facilitar a explicação, trata-se de um depósito sedimentar, formado por materiais em geral grosseiros, mais ou menos soltos, transportados por águas correntes. Ora estes materiais vão-se acumulando e formam uma especie de ilha, normalmente de pequenas dimensões, que se transforma num excelente terreno agrícola. Pois é, mas a agricultura já deu o que tinha a dar.
Voltando ao casos dos mouchões do concelho ribatejano, a polémica já transbordou para os interesses privados, embrulhados em turismo.
Deixo para consulta dois artigos sobre o tema. Um publicado no Agroportal, um site dedicado ao mundo agrícola e tudo o que o rodeia, o outro no site do Jornal Vida Ribatejana.
Ambos abordam a questão do confronto entre o turismo e a defesa dos direitos da natureza.
Espero que a solução seja um exemplo para o nosso país, esmagado pela corrupção.

Sem comentários: