segunda-feira, 18 de junho de 2007

18 de Junho

Hector Yazalde nasceu a 29 de Maio de 1946 em Buenos Aires, tendo-se tornado, como jogador do Sporting, num dos mais temíveis goleadores que vestiu a camisola verde-e-branca.
Devido à sua condição social desfavorecida, começou a trabalhar aos 13 anos para ajudar no sustento da família. Vendeu jornais, depois bananas e por último a partir gelo.
Em 1965 foi assistir ao treino do seu amigo Horácio Aguirre, no Piraña, clube de amadores de Buenos Aires e pediu que alguém lhe emprestasse um equipamento para treinar. Na mesma tarde assinou o contrato e recebeu 2.000 pesos argentinos, que era o equivalente ao que recebia num mês.
Dois anos passados transferiu-se para o Independiente de Buenos Aires. Aos 20 anos, sagrou-se pela primeira vez campeão e recebeu o troféu de melhor marcador. Pouco tempo depois foi chamado à selecção Argentina.
Em 1968 revalidou o título de Campeão Nacional da Argentina.
Em 1970, surgiram convites do Santos, do Palmeiras, do Valência, do Lyon, do Nacional de Montevidéu e do Boca Juniors, mas quem o convenceu foi o Sporting.
Na primeira temporada que jogou pelo Sporting, Yazalde não apareceu, mas na temporada de 1973/1974, o popular Chirola marcou 46 golos em 30 jogos e conquistou a Bota de Ouro europeia.
Em 1975, transferiu-se para o Marselha, mas não foi feliz. Voltou para a Argentina, onde se tornou empresário de futebol.
Faleceu há 10 anos em Buenos Aires.

Sem comentários: