terça-feira, 16 de julho de 2024

A Credencial


9º episódio – Por Terras do Joaquim

 

Só depois de ter a ideia de escrever este espaço, é que dei conta que as nove credenciais do Troféu Joaquim Agostinho que tenho na minha posse, não têm identificação do ano ou edição a que correspondem.

Aliás, uma delas tem, sendo que numa outra eu colei nas traseiras uma miniatura da lista dos ciclistas participantes, de onde constava a data.

Esta prova começou em 1978 – até hoje de forma ininterrupta - com o nome de Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, tendo ganho o apelido de Joaquim Agostinho em 1985, um ano após a sua morte.

Não tenho registo de quantos acompanhei, penso que terão sido perto de vinte, mas recordo-me que a primeira vez foi em 1992, na 15ª edição da prova, ganha por Joaquim Sampaio.



A Credencial de hoje, a tal que tem o nome dos ciclistas no verso, foi a vigésima sexta (2003), andei a vascular por aí e descobri que o vencedor foi o suíço Fabian Jeker (Milaneza MSS), teve início a 9 de julho, com a etapa Ramalhal – Lourinhã, a segunda ligou a Praia da Areia Branca à Azambuja, a 3ª foi Sobral de Monte Agraço - Alto de Montejunto, no sábado tivemos dois setores, de manhã Marvila (Lisboa) - Ribamar, e da parte da tarde um contrarrelógio entre Brejenjas e Silveira, com a prova a terminar com tradicional Circuito de Torres Vedras, vencido pelo espanhol Alejandro Valverde.

Sim, esse mesmo, esse enorme ciclista espanhol que se reformou o ano passado, e que eu tive a oportunidade do entrevistar nesse dia.

Vou tentar descobrir os anos das outras oito (uma já sei).

 

Daqui a duas semanas temos o 10º episódio.

Sem comentários: